Inteligência Social define o crescimento profissional

Saber utilizar as emoções de forma favorável também é uma competência propulsora da ascensão
São Paulo – Todo profissional sabe o quanto é difícil encontrar o ponto de equilíbrio em suas atitudes, para que possa iniciar a caminhada da ascensão profissional. Para conquistarem esse sonho, estimulam metas, prazos, mudam de empresa, dedicam-se a especializações e cursos. Mas o que poucos sabem é que crescer, tanto na vida como no trabalho está vinculado, em primeiro lugar, a capacidade de construir bons relacionamentos.
De acordo com a psicóloga Márcia Dolores Rezende, diretora e psicóloga do Instituto Saber, empresa inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos, para que a ascensão na carreira aconteça é preciso também ter o envolvimento com as questões e anseios do outro, o que é diferente de ser popular. “Essa é uma forma de desenvolver a inteligência social. Interessar-se pelo outro muitas vezes oferta um exercício de humildade, e até pouca autopromoção, mas pode acontecer algo fascinante: a divulgação dos resultados positivos através dos colegas de trabalho, o que pode ser muito mais agradável”, ressalta.
Saber utilizar as emoções de forma favorável também é uma competência propulsora da ascensão. “Um profissional que está diante de uma situação de frustração, e que consegue utilizar sua criatividade, está apto a novos desafios numa escala maior. Por exemplo: Como oferecer uma posição de destaque a alguém que se irrita diante de um feedback construtivo? ou que faz de conta que ouviu e digeriu a informação, e em seguida faz a mesma coisa, sem o menor pudor? Isso tudo traduz a importância da Inteligência Emocional, um pacote de competências que somadas habilitam a uma ascensão com maturidade.
Márcia lembra de que mesmo trabalhando a inteligência emocional, o conhecimento é ainda peça chave nesse processo. “Certamente, esse patrimônio é do profissional que colabora como bom andamento da empresa, o que gera ascensão e reconhecimento”.
As empresas, hoje, estão mais interessadas em reter e descobrir talentos do que abrir novas vagas para o mercado. “Esse é um processo otimizado, porque os profissionais já estão dentro da casa e têm facilidade com a cultura, missão e

visão da empresa. Entretanto, desenvolver um ambiente favorável, é hoje o maior desafio das corporações que atuam para sua sustentabilidade, isso é novo e portanto solicita novas estratégias para se obter resultados diferentes dos antigos”, avalia a psicóloga.
Márcia recorda também que o sentido da palavra ascensão pode variar de acordo com o objetivo de cada um. Há quem queria crescer, mas não necessariamente ocupar um cargo de gerencial. A ascensão profissional está intimamente conectada aquilo que se valoriza, e esse valor é individual e intransferível. “Outro dia num processo de Coaching Executivo – Eficaz com PNL, um alto executivo de uma empresa do setor industrial, me disse que a ascensão era fechar sua carreira aos 65 anos na posição que ele estava. Perguntei se o objetivo, nesse momento, seria tornar-se vice presidente da empresa e depois presidente, ele disse que seu projeto era diferente. Ele afirmou que fez um planejamento, para a partir dos 66 anos com segurança financeira, considerando um montante especifico na sua conta, dedicar-se a nova atividade como assessor dos negócios que seus filhos construíram. Esse é um exemplo do quanto é congruente definir a ascensão, para chegar até lá com solidez”, finaliza.
As seis dicas que a Dra. Márcia separou que vão ajudar no crescimento profissional: 1.Imagine que existe uma folha de papel em branco. Agora, desenhe uma roda. Vamos chamá-la de roda da vida. Divida com tudo que a compõe, por exemplo: Minha vida é segmentada nos setores: Desenvolvimento Pessoal/autoconhecimento, Saúde, Relacionamentos Familiares, Filhos, Relacionamento Afetivo, Casa – ambiente físico, Financeiro, Carreira, Espiritualidade, Lazer, Etc….
Depois de dividir sua roda com todos os setores importantes para você, avalie o que está por trás de cada setor, afinal desenvolvemos uma ação na vida profissional, para obter uma conquista que se traduz como um valor maior.
Exemplo: Carreira: quero desenvolver esse setor para obter realização. Imagine como você se sente em cada segmento, atribuindo um atribui que varia de 0 a 10. Depois de realizar essa atividade, pense em um objetivo para cada setor. Lembre-se de que existe na vida são sempre resultados, inexiste o certo ou errado nessa abordagem chamada PNL.
2. Defina o significado da palavra ascensão. Um profissional que tem pelo menos três alternativas é alguém que pratica a resiliência, uma competência tão em voga, que pode ser treinada quando se começa a construir alternativas para todas as ações e obtenção de resultados. Dessa forma, é possível desenvolver a flexibilidade com as próprias opiniões e com a atitude de outras pessoas.
3.Tenha interesse genuíno no outro. Lembre-se, a ascensão está vinculada a capacidade de construir bons relacionamentos.
4.Equilíbrio entre falar e ouvir. Para se dar conta desse equilíbrio, é preciso observar o quanto você fala e o quanto escuta. Faça uma analise ao finalizar uma interação profissional: O que você entregou de dados? . O que recebeu de dados? . O que era importante entregar, para atingir seu objetivo com a pessoa? . O que era importante receber, para atingir o seu objetivo com a pessoa? . O que foi fundamental falar e o que pode ser dispensado? . O que foi fundamental ouvir? . O que poderia ser dispensado na escuta?
5. Saber decidir com capacidade de análise e muitas vezes certo distanciamento. Estou novamente recorrendo a Inteligência Emocional, saber que para decidir vale colocar-se como observador e pensar no meta-objetivo. Essa forma de pensar facilita o processo decisório, e quando existem parcerias embasadas e se conta com o apoio de pessoas preparadas, o processo será de sucesso.
6.Exercitar a arte da delegação. Delegar é uma arte, como tantas artes podemos aprender a fazer. Para exercitá-la, conta-se com um requisito básico, chamado confiança primeiro em você e depois no profissional que está recebendo a atribuição e a responsabilidade. Afinal, delegar significa ofertar responsabilidade de decisão e de assumir as escolhas, talvez isso torne o processo um aprendizado. Para delegar é sensato preparar o profissional, envolvê-lo e estar aberto para sugestões. Muito diferente essa pratica do ato de transferir tarefas, delegar é investir no outro, confiando na sua percepção.

1 comentário em “Inteligência Social define o crescimento profissional

  1. erotik Responder

    Sed facilisis nibh eu lobortis consequat. Mauris et velit molestie, auctor eros suscipit, tempor vela neque, hendrerit vel pulvinar ut, ornare nec sapien. Suspendisse bibendum id molestie felis eget. Lorem ipsum dolor sit amet, est te posidonium omittantur, eu eum noster alienum graecis coma. Lynsey Coleman Edgell

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *